domingo, 10 de outubro de 2010

Nim Indiano
nome popular( Nim Indiano)
nome científico(Azadirachta Indica A. Juss.)



Origem: Arvore exótica, originada da Ásia, introduzida no Brasil a poucos anos.
O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano. Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.
Defensivo Natural: O NIM traz grandes benefícios para o agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.
Produção de madeira: As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.
Industrialização: Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental


Usos Tradicionais: acne, arritmia, artrite, catapora, diabetes, eczema, erupção cutânea, febre, feridas, hemorróidas, gengivite, icterícia, lepra, lombriga, malária, náuseas, obesidade, pé-de-atleta, reumatismo, placa bacteriana, sarna, tosse, tumores, úlceras, vermes.
Propriedades-medicinais: antibacteriano,anti-helmíntico, antiemético, antifúngica, antiinflamatória, anti-séptica, antivirótica, amargo, febrífugo, hipoglicêmico, imunoestimulante, pediculicida, espermicida, vermífugo.
Suas propriedades antibacterianas são boas contra Estafilococo e Clostridia. O Neem mata efetivamente os piolhos, e suas sementes podem ser usadas como um espermicida. A planta mostra uma atividade significativa contra uma gama extensiva de microorganismos.
Na medicina popular o banho de erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. O suco de folhas é aplicado a febre e eczema. A decocção da casca é aplicada a hemorróidas. Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana.
 O óleo de Nim é usado como condicionador de cabelo. As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga.
O óleo de Neem e a seiva são usadas em tratamentos de lepra e sarna. Quando a Neem é acrescentada a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral.
O uso do Neem não é indicado para crianças, velhos ou pessoas fracas. É considerada uma planta segura e tem uma história longa de utilização, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.
O Neem é nativo da Índia, Paquistão e Birmânia. É usado como um praguicida que mata bactérias e mais de 200 tipos de insetos, inclusive piolhos, gafanhotos, óbolos e mosquitos. O Nim é utilizado como um fungicida para proteger colheitas.

 Adorei essa Planta !! maravilhosa ja aproveitei e plantei uma muda para sempre ter ela por perto,achei grande utilidade 
espero que gostem e tenham um  maravilhoso dia 
 beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário